Programando desde a infância

Por APDZ 8 de novembro de 2019

Conheça a Blue Bot, um robô de solo programável que ajuda o ensino de programação já na infância.

Para o desenvolvimento da linguagem procedural a APDZ utiliza em suas aulas a Blue como forma de ensinar as crianças de maneira lúdica os conceitos de lógica de programação.

Na linguagem procedural quem dá os comandos são as crianças, indicando o que a Blue deve fazer, os estudantes precisam analisar os comandos que são necessários para realizarem as tarefas, pois cada tarefa tem várias soluções.

Através de um determinado problema apresentado em sala os estudantes começam a ver de forma simples conceitos de algoritmo e vão se tornando construtores do seu conhecimento. Todo esse processo faz com que o aluno pense sobre o seu próprio pensamento enquanto realiza a atividade e nesse momento o erro é fundamental para que ele possa refletir sobre novas possibilidades. O professor é uma peça fundamental nesse momento, pois é ele quem faz a mediação para que o aluno potencialize seu aprendizado.

A APDZ educação e tecnologia pretende estimular o processo de ensino-aprendizagem  buscando novas ferramentas para auxiliar professores e alunos. Respeitando sempre  as etapas do desenvolvimento cognitivo das crianças.

 

Texto: Mariana Lima