Internet das Coisas

Por APDZ 8 de agosto de 2019

No ano de 2016 a rede de eletroeletrônicos Samsung, em parceria com a MasterCard, lançou uma geladeira um pouco diferente.

A linha Hands-on tem um painel integrado na parte frontal do refrigerador, funcionando igual um smartphone, permitindo ao usuário ouvir música e ver fotos. Mas, não para por aí, seu grande diferencial é o aplicativo! Imaginem só, basta colocar o número de seu cartão e automaticamente estará conectado a todos os mercados da região cadastrados nessa nova plataforma. Com isso, é possível fazer compras sem sair de casa, direto da sua cozinha!

Atualmente, diversos aparelhos conectam entre si, smartphones, tablets, notebooks, televisões, carros, máquinas de lavar e por aí vai. Esse tipo de conexão, que permite objetos do cotidiano se interconectarem digitalmente, é o significado do conceito de internet das coisas.

O objetivo dessas conexões entre objetos é fazer com que a qualidade de vida das pessoas melhore, imagine seu varal de roupas possuir sensores conectados à previsão do tempo, permitindo que em dias de chuva sua roupa seja recolhida? Esse exemplo não está tão longe da nossa realidade, todos os dias milhares de objetos se interconectam mundialmente e a previsão é de que aumente cada dia mais.

Para atender essas mudanças e outras que estão surgindo, a APDZ conta com um grupo de especialistas voltados para a área tecnológica e da educação. Nas instituições de ensino, é preciso formar jovens que saibam fazer uso das tecnologias que estão presentes e que vão surgir, pois, futuramente, nem todos os adolescentes e crianças serão programadores ou engenheiros, mas todos deverão saber utilizar e programar essas novas ferramentas.

Texto: Mariana Lima

Distribuição Exclusiva no Brasil

Distribuidor Brasil

Distribuidor Brasil