Inteligência Artificial

Por APDZ 15 de janeiro de 2020

 

Você precisa marcar uma consulta no médico até as 17h, porém, está em uma reunião importante de trabalho que dura até às 18h.

Já imaginou ter uma assistente virtual que possa ligar para o consultório médico, conversar com a recepção e agendar o seu horário com tranquilidade?

Hoje podemos dizer que a Skynet, inteligência artificial mostrada no filme O Exterminador do Futuro é uma realidade.

Vamos explicar. Inteligência artificial são máquinas que simulam a capacidade de pensar do ser humano, podendo solucionar problemas e ter raciocínio lógico, ou seja, características humanas agora já existem em máquinas altamente evoluídas. Além disso, elas possuem a capacidade de auto-evolução, o que as tornam ferramentas super poderosas.

No filme O Exterminador do Futuro, a inteligência artificial Skynet se torna autoconsciente, virando uma ameaça à humanidade e criando uma guerra entre máquinas e humanos.  E não é coisa só de filme! Um dos principais pré-conceitos contra o uso da inteligência artificial é a possibilidade de uma revolta contra a humanidade e esse medo é provocado pela chance de um dia as IA’s estarem tão desenvolvidas a ponto de superarem os próprios humanos.

Mas não precisa se preocupar. O uso da inteligência artificial pode facilitar muito a vida das pessoas, seja na agilidade em transmitir dados, ou na segurança em identificação de pessoas.

Pensando no benefício desse tipo de ferramenta computacional é que a APDZ traz no seu material didático os temas mais atuais em sociedade. E um desses temas é o uso da inteligência artificial em prol da sociedade. Fazemos com que os alunos desenvolvam o pensamento crítico sobre IA’s e que construam possibilidades de inovação com esse recurso.

Preparar os estudantes para o futuro é o nosso trabalho, estimulamos a autonomia e o pensamento lógico para criar uma geração inovadora, que possa utilizar as ferramentas tecnológicas para otimizar problemas do cotidiano.

 

Texto: Mariana Lima