Dia Mundial da Infância e o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Por APDZ 22 de março de 2020

Neste dia 21 de março, comemoramos mais um dia mundial da criança, simultaneamente com o dia internacional contra a discriminação racial. O dia foi criado para propor a conscientização da sociedade sobre as condições econômicas, sociais e educacionais que as crianças do mundo inteiro estão vivendo: elas precisam ser protegidas contra a agressão, discriminação, exploração e abandono.

Em tempo de extremos, como o que vivemos atualmente com o COVID-19, a APDZ vem reforçar a importância de datas tão marcantes para nós, que trabalhamos com educação. Precisamos repensar o que significa “proteger as crianças” e trazer para todos o aprofundamento dessa reflexão.. Estamos com nossas crianças em casa. Vamos observá-las atentamente e buscar entender como cada um, em sua família, pode protegê-las.

A infância nos rende lembranças únicas, que podem nos impulsionar ou frear diante dos desafios da vida. Toda a inocência, pureza e o aprendizado dessa época da vida nos marcam para sempre. É nessa fase, na qual diversos aspectos da nossa personalidade são construídos, que fazemos conexões e construímos memórias que nos formarão como cidadãos.

O dia de hoje nos permite discutir e refletir sobre a importância de incluir todas as crianças na sociedade de forma igualitária, de forma a tornar suas experiências no mundo mais dignas e prazerosas.

Defender os direitos das crianças ou o fim da discriminação étnico-racial não se trata de possuir lados, mas sim de ser humano, de ser empático e por em práticas valores éticos.

O novo cenário mundial que estamos vivendo demanda que nossas crianças sejam educadas para atuarem de forma consciente. Devemos prepará-las de forma a conviverem e aprenderem com as diferenças e a diversidade. Que no futuro, nossos filhos e alunos sejam proativos e apliquem o conhecimento para solucionarem os problemas do mundo.

Nesse momento que todos temos a oportunidade de estar mais com suas crianças, seguem algumas dicas:

Guia da UNICEF com atividades e informações sobre crianças de 0 a 6 anos https://www.unicef.org/supply/files/Activity_Guide_Portuguesev1.pdf

Programação com crianças de 6 anos em diante.

https://studio.code.org/c/1103844097?qr=true

https://studio.code.org/s/course1

https://studio.code.org/s/course2